TEATRO - Desassossego
TEATRO - Desassossego

ENSAIOS - As Palavras da Chuva
ENSAIOS - As Palavras da Chuva

TEATRO - Chuva L
TEATRO - Chuva L

TEATRO - Desassossego
TEATRO - Desassossego

1/9

Em 2022 o Teatro da Rotina completa 10 anos de história. Estamos cheios de planos e determinação. Não poderíamos estar mais felizes, tomados de entusiasmo por um futuro que exige coragem.

Quem imaginaria que as reuniões de um grupo de estudos para jovens atores que fazíamos na minha casa em 2012 se transformaria em um projeto tão amplo e com um espaço tão importante na minha vida e na vida de centenas de pessoas. De lá pra cá, a Companhia de Teatro produziu com recursos próprios 5 peças, realizou em sua sede quase 600 shows de músicos consagrados da cena independente, além de dezenas de saraus, cursos, oficinas e workshops gratuitos.

Depois de 7 anos na Rua Augusta, abrimos nova sede em Pinheiros. Fechamos nosso antigo teatro do Baixo Augusta, que tinha ficado pequeno para tanta gente.

Deixamos na memória um pedaço importante de nossa história. Olhamos para a nossa salinha e percebemos que não comportava mais a imensidão dos nossos sonhos e o desejo de explodir conceitos ultrapassados. Artista tem que estar em movimento! O desejo de construir uma arte independente forte e vibrante, em uma casa auto-sustentável, aliado ao espírito livre e plural que sempre foi nossa essência, não poderiam se perder jamais.

Em 2019 expandimos a ideia e formalizamos o Teatro da Rotina na forma de ONG Sem Fins Lucrativos. Contamos com a ajuda de diversas empresas e artistas que continuam empenhados na reforma e construção da nova sede que acomodará a totalidade de nossas áreas de atuação. Amargamos em 2020 e 2021 tempos difíceis. A inauguração da nova sede, que aconteceria em março de 2020, foi adiada indefinidamente pela imposição necessária da quarentena. As dívidas se acumularam e o TR quase fechou, não fosse o esforço e a resiliência dos artistas. É imperativo continuar, não temos escolha, apesar da conspiração planetária contra a arte e os artistas.

A proposição do Teatro da Rotina é a construção de algo que viverá muito mais do que eu e do que todos os que se envolveram nessa empreitada. Somos de carne e osso e o TR é mais que um espaço físico; o TR é uma ideia! Uma utopia!

E ideias? Bem, ideias são estrada, não envelhecem, não se limitam, ideias evoluem e por sua essência são transformadoras. O Teatro da Rotina é perene. É necessário agradecer aos que estiveram presentes em nosso crescimento, assistindo nossas peças de teatro, nossos shows, ou frequentando nossos cursos. Gratidão também aos voluntários que tornaram

tudo possível. A todos que vivem e viveram essa bela história, muito obrigado.

Em 2022, ao comemorar 10 anos, os planos são de retomada dos nossos princípios com o posicionamento da educação no centro de nossas atenções, elaborando novas maneiras de formar e re-formar artistas de diversas origens e talentos. Redesenhamos nossa estrutura de fomento e produção de arte independente. Concebemos um espaço de convivência que preza pelas relações humanas e procura integrar o trabalho artístico às novas tecnologias e suas possibilidades. Construímos forte relação com a ONG Anjos do Bem, para fortalecermos nossos laços com as áreas periféricas da cidade. Expandimos as ideias, apostamos na diversidade, chutamos o quadrado e o pré-concebido.

Além do novo espaço físico, que será inaugurado assim que terminar a quarentena, iniciamos a exploração de novas mídias e levamos nosso conteúdo às plataformas digitais com parcerias agregadoras. Em 2020 realizamos mais de 100 LIVES pela plataforma Instagram, com shows virtuais de músicos de todo país. E a remontagem da peça “Um Sol Cravado no Céu da Boca”, em produção virtual pelo Youtube. Esse é só o começo do nosso longo recomeço. Conto com a sua força para continuarmos escrevendo essa história que se pretende eterna.

Leonardo Medeiros