7 de NOVEMBRO de 2019

ALGO INCRÍVEL ESTÁ PARA ACONTECER

Em 2012 um grupo de estudos culturais formado por jovens artistas reuniu-se sob a liderança do veterano ator, diretor e educador Leonardo Medeiros. A proposta era refletir sobre o futuro da cultura brasileira pela perspectiva das novas gerações de artistas criativos. Uma classe de profissionais despreparados formados em massa em centenas de academias e conservatórios de formação artística pelo país afora. Uma quantidade assombrosa de jovens que acabam por enfrentar a dura realidade de um mercado restrito, elitista, e altamente competitivo.

 

Dedicados a discutir o problema, formaram um núcleo de estudos que até hoje é a base dos trabalhos do que viria a ser chamado, um ano depois, de Teatro da Rotina. Essa base foi solidamente assentada sobre: trabalho em equipe, formação (ou re-formação), e produção de conteúdo cultural; estabelecidas como fontes primárias para todos os projetos futuros da associação. O núcleo evoluiu e corajosamente ocupou uma pequena sala comercial no Baixo Augusta. Nascia o TR.

 

Depois de dois anos de trabalhos intensos e uma bem sucedida campanha de arrecadação virtual (catarse.com.br), o Teatro da Rotina abre suas portas para o público, construído pelas próprias mãos dos artistas, e estreia sua primeira peça, “As Palavras da Chuva”, resultado das pesquisas do grupo sobre os textos teatrais de Tennessee Williams, com excelentes críticas na Folha de SP e no Estadão, e ótima recepção junto ao público.

 

Sobre um espelho d’água que tomava a sala de 80m2 no primeiro andar de um prédio de escritórios no Baixo Augusta, embalados pelo drama poético de Williams, o resultado desse trabalho árduo de 2 anos chegava para lavar a alma de mais de 16 artistas envolvidos no projeto. A iniciativa cumpriu a função para a qual se propusera: os profissionais envolvidos ficaram um ano e meio em cartaz na capital paulista, arrecadando com a venda de ingressos a auto-sustentabilidade do projeto. Não fosse o investimento coletivo na utopia do TR, provavelmente estariam até hoje sem a oportunidade de exercer o ofício de artistas. A obra falava ao público e se permitia ouvir, ver e sentir. O fenômeno continuou por centenas de apresentações, e terminou sua carreira no Festival de Teatro de Porto Alegre.

 

Esse foi o começo de uma longa história que se pretende eterna. A todo vapor, novos artistas se juntaram e os veteranos saíram para ingressar, preparados e confiantes, no mercado de trabalho. Cada membro que chegava trazia novos olhares, novas experiências, muitos desejos e abertura para aprender.

Em 2019 o Teatro da Rotina comemora 7 anos de existência dedicados ao fomento da arte independente e à formação de artistas. Em comemoração preparamos uma programação efervescente que vai agitar São Paulo:

Os shows do TR Musical prometem encontros inesquecíveis com uma curadoria diversa e repleta de novos artistas.

O Segunda Sem Rotina retorna à todo vapor com saraus que vão acabar com a monotonia das segundas-feiras.

A Companhia Canastra a e o Teatro da Rotina orgulhosamente apresentam um incrível show de drags que vai encher de cores brilhantes esta cidade cinza.

Nosso programa educacional cresceu e agora tem uma grade curricular exclusiva voltada para o conceito de Cidadania Artística focada no saber, viver e fazer.

E para quem procura workshops para ampliar seus conhecimentos, retornamos com nossos cursos de maior sucesso e acrescentamos novos para formar e re-formar artistas.

Fique de olho, algo incrível está para acontecer!

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon

TEATRO DA ROTINA

Rua Simão Álvares 697

05417-030 Pinheiros

São Paulo SP